A reabertura e requalificação da linha Beja-Funcheira, a reabertura do Ramal de Aljustrel, a curto prazo, para transporte de minério e passageiros, a construção da concordância de ligação da linha do Alentejo ao Aeroporto de Beja são objetivos desta Petição.

No documento o BE pede ainda a reabertura do Ramal de Moura, após requalificação integral da via e com futura ligação      transfronteiriça por Barrancos à linha Zafra-Huelva e a renovação integral da linha que liga o porto fluvial do Pomarão à Mina de São Domingos, com instalação de raiz dum transporte público em modo elétrico ligeiro, também com fins turísticos; e construção de uma nova ligação ferroviária da Mina de São Domingos até à estação Serpa-Brinches.

Em nota de imprensa, o BE recorda que, em 2019, apresentou na Assembleia da República o Plano Ferroviário Nacional (PFN). Um plano “sério e ambicioso de requalificação e extensão da rede ferroviária em todo o território”, mas foi rejeitado, com os votos contra do PS, PSD e CDS. Ainda assim, garante o BE a “ferrovia não deixou, contudo, de ser uma prioridade”.

O BE apresentou ainda no final deste mandato um Projeto de Resolução que se “focava especificamente na reabertura do Ramal Ferroviário de Aljustrel, a bem da segurança rodoviária nas estradas por onde o minério circula atualmente.”
Os bloquistas afirmam que o distrito de Beja “tem sido sistematicamente alvo do desinvestimento público na ferrovia, vendo uma série de linhas fechadas e deixadas ao abandono. A mobilidade da população, bem como a economia regional e os objetivos de combate às alterações climáticas, é negativamente impactada.

 

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