Durante oito sessões em contexto de aprendizagem informal, os alunos foram estimulados a refletir sobre necessidades do Baixo Alentejo, das quais resultaram oito ideias inovadoras, que são agora apresentadas.

O projeto Id.E.A., promovido pela ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola e patrocinado pela SOMINCOR, completou agora a sua segunda edição, este ano com participação dos Agrupamentos de Escolas de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique.
As duas edições somam 250 alunos participantes e um total de 192 horas, nas quais foram desenvolvidas competências-chave para a vida profissional destes jovens.

Durante as primeiras sessões do Id.E.A., os alunos foram desafiados a fazer um diagnóstico das principais necessidades e problemas da comunidade escolar e local. Ao longo das restantes sessões, aprenderam técnicas de organização de projeto, de comunicação e de inovação, que os permitiram desenvolver oito soluções para responder às questões consideradas mais prementes pelos alunos.

Para responder à escassez de água, alunos de Castro Verde apresentaram o projeto “ReCycleFlow Rain Collector”, um mecanismo de recolha de água das chuvas para colocar à disposição da população, com o objetivo de “oferecer uma solução acessível, uma fonte alternativa de água para comunidades que enfrentam dificuldades de abastecimento".

A escassez hídrica foi um dos temas que originou mais ideias, em Aljustrel, o projeto “SaveWater” também pretende impulsionar o aproveitamento de águas pluviais e a campanha de sensibilização “PreciousDrop” dirigida à comunidade escolar, pretende “chamar à atenção dos alunos quanto à possibilidade de um dia abrir uma torneira e não existir água.”

Alunos de Almodôvar sugeriram a criação de um “Restaurante Sustentável”, “com aproveitamento da energia solar para o abastecimento do restaurante e para a criação de cozinhas solares no exterior.” O restaurante teria também um sistema de hidroponia para produzir flores comestíveis e ervas aromáticas e seria alimentado através de um mecanismo de recolha de água, utilizando uma rede de captação de nevoeiro. “Os restos orgânicos seriam encaminhados para compostagem”.

Alunos do curso técnico e gestão do ambiente de Almodôvar, conscientes que “há muito desperdício e nenhum aproveitamento dos resíduos orgânicos”, criaram o projeto “Compostagens eco” para a recolha de compostos orgânicos na comunidade local.

Outro grupo apresentou o projeto “Super Ecopontos”, para incentivar os alunos a reciclar, “os alunos que fazem reciclagem são remunerados consoante a quantidade de lixo depositada no ecoponto. Depois de depositar o lixo, o dinheiro será adicionado no cartão da escola.”

Alunos de Ourique focaram-se na inclusão social e desenvolveram o projeto “Inclui-me” para integrar alunos de diferentes nacionalidades, etnias e orientação sexual. Um dia de atividades, jogos e conferências dedicadas ao tema da inclusão e solidariedade para “quebrar tabus, infelizmente ainda existentes, e mostrar às pessoas que não estão sozinhas.”

Também em Almodôvar surgiu um projeto de integração das comunidades de emigrantes no contexto escolar, com a “Festa Temática das Nacionalidades”.

De acordo com a ADPM “o Id.E.A. tem vindo a afirmar-se como um projeto inovador, entre os demais, por apelar à reflexão crítica e participada dos jovens face ao seu território e comunidade onde residem, indispensável para a afirmação de uma cidadania plena e responsável, e a partir daqui criar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.”

Id.E.A é uma iniciativa que pretende alertar os jovens para as oportunidades que o Baixo Alento oferece e simultaneamente dotar os alunos de competências relevantes para o empreendedorismo e para o seu futuro. Ainda segundo a ADPM a ideia é alargar o projeto a outros concelhos da região. 

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