António Bota, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, apresentou alguns exemplos concretos dos principais pontos de discórdia entre os autarcas e o governo, neste capítulo das acessibilidades e revelou que vai ser necessário continuar a "pressionar" o governo em alguns aspetos. O aeroporto de Beja também esteve em destaque neste encontro que tinha sido solicitado pela CIMBAL.

António Bota reconheceu que os milhões que são necessários para dar resposta às necessidades da região não aparecem num "estalar de dedos" mas, ainda assim, garantiu que na reunião de hoje, os autarcas saíram com alguns compromissos bastante interessantes.

João Galamba, ministro das Infraestruturas destacou os assuntos abordados, nomeadamente a rodovia, a ferrovia e a fibra ótica-5G. João Galamba avançou que, neste momento, o governo está em conversações com o Banco Europeu de Investimento tendo em vista a criação de uma linha de crédito para as autarquias tendo em vista a manutenção e requalificação das estradas que entretanto, com a transferência de competências, passaram para a "alçada" dos municípios.

Quanto ao IP8, ligação Beja a Vila Verde de Ficalho, João Galamba confirmou aquilo que já se sabia, embora o governo afirme que se trata de um troço prioritário, a curto prazo, não está prevista nenhuma intervenção de fundo. Segundo João Galamba podem eventualmente surgir outras fontes de financiamento, por isso, o importante é ter tudo preparado no caso de isso vir a acontecer.

Relativamente ao aeroporto de Beja, João Galamba  reconheceu que é uma infraestrutura que está desaproveitada, por isso, o importante é resolver os "bloqueios" que limitam o seu potencial e considerou que este é um "puzzle" complexo no qual o governo está a trabalhar.

Comente esta notícia

Esta reportagem demonstra como para este governo o Alentejo interior está esquecido e este ministro demonstra ser um ignorante em relação ao Alentejo

António Medeiros

12/06/2023

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.