De acordo com a Associação Empresarial de Sines (AES), em comunicado, a parceria prevê ainda “a partilha de informações sobre o setor marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio das certificações internacionais”.

O protocolo foi assinado na passada sexta-feira, no Porto de Sines, pelo presidente do conselho de administração do Porto de Luanda, Alberto Bengue, e pelo presidente da AES, Hugo Ferreira.

Na cerimónia, o presidente do conselho de administração do Porto de Luanda, Alberto Bengue, assumiu a importância deste acordo e vincou “a necessidade da sua implementação” nas áreas da segurança e ambiente, mas também as áreas técnicas portuárias”.

Já o presidente da AES, Hugo Ferreira, citado no comunicado, aludiu aos “grandes investimentos anunciados para Sines, na ordem dos 17 mil milhões de euros” e defendeu “a necessidade de atração de mão-de-obra especializada”, além da “criação de alojamento” que, no seu entender, “escasseia em Sines”.

Salientou ainda “a grande experiência” de Angola no setor do petróleo e gás, considerando este fator “uma mais-valia para Sines”, numa altura “em que se discute, a nível internacional, a possibilidade de aumentar o terminal de Gás e tornar Sines a [porta de] entrada de gás para a Europa, devido aos conflitos no Leste europeu”.

O responsável garantiu igualmente “o empenho dos mais de 300 associados da AES” nesta “troca de experiência” entre Sines e Angola, que resultará “no engrandecimento das comunidades portuárias lusófonas”.

Também o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luis Cacho, frisou a importância deste acordo e garantiu o empenho da Autoridade Portuária de Sines na concretização dos objetivos, refere a mesma nota.

Este protocolo pretende ainda tirar partido do 'know-how' existente nas empresas de Sines e no tecido empresarial de base portuária de Luanda, enquadrado no espírito de cooperação criado pela Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP).

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.