Assembleia Municipal de Serpa aprova Regimento “inovador”
A Assembleia Municipal de Serpa aprovou o novo Regimento para o mandato 2025–2029. Trata-se de um documento que resultou de um processo participado que envolveu todas as forças políticas.
Foto: O ATUAL
Ricardo Mestre, presidente da Assembleia Municipal de Serpa considera que o novo Regimento traduz “uma visão política de governação municipal inovadora, mais aberta, participada e próxima dos cidadãos”.
O novo Regimento moderniza o funcionamento do principal órgão de representação democrática local, reforça o estatuto dos Deputados Municipais, cria a Conferência de Representantes e permite a participação de entidades externas nos trabalhos da Assembleia. Estas alterações consolidam o papel do órgão enquanto espaço plural, fiscalizador e responsável pela definição estratégica do concelho.
A realização de sessões descentralizadas nas freguesias e a promoção de sessões temáticas especializadas, reforçando a proximidade com os cidadãos e a capacidade de aprofundamento técnico dos assuntos em análise são outras novidades. Está também prevista a transmissão em direto das sessões e a criação do Observatório Municipal de Serpa, uma plataforma online de acesso público com informação atualizada sobre o concelho.
O documento institui ainda a Assembleia Municipal Jovem de Serpa, um órgão consultivo composto por alunos do 7.º ao 12.º ano, demonstrando o compromisso da Assembleia Municipal com a educação para a cidadania e com o envolvimento das gerações mais novas na vida pública local.
O novo Regimento incorpora também as recentes alterações legais e territoriais, designadamente as relacionadas com a transferência de competências para os municípios e com a separação das freguesias de Vila Nova de São Bento e de Vale de Vargo.
O documento, aprovado com os votos favoráveis do PS, da coligação PPD/PSD.CDSPP, do CHEGA e do grupo de cidadãos FAZER, e a abstenção da CDU, segue para publicação em Diário da República. O documento vai ainda ser disponibilizado no sítio eletrónico do Município de Serpa.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
