Foto: Justino Engana

Este ano, está “previsto que as famílias tenham graves necessidades” e, por isso, há “um aumento considerável [do orçamento] na área social, nomeadamente nas respostas sociais e nos programas de apoio às famílias”, disse hoje à agência o presidente da Câmara de Cuba, João Português (CDU).

O autarca alentejano acrescentou que o município optou por fazer “cortes de algumas iniciativas, essencialmente no âmbito cultural”, para ser possível “um reforço significativo na área social”.

O Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de Cuba para 2023 foram aprovados por maioria pelo executivo, com os votos favoráveis dos eleitos da CDU e contra dos vereadores do PS.

Os documentos passaram, depois, na assembleia municipal, também por maioria, aprovados pela bancada da CDU e com os votos contra do PS.

Segundo o presidente do município, além da aposta na área social, o orçamento para este ano prevê “o término de todas obras em curso” no âmbito do programa Portugal 2020, nomeadamente o Ecoparque do Alentejo Central, em Albergaria dos Fusos, previsto “inaugurar no verão”.

“Por outro lado, temos previsto avançar com três novos projetos que queremos candidatar ao Alentejo 2030 e que estão também incluídos no orçamento” de 2023, continuou.

Entre estes, João Português destacou a obra de requalificação da zona do mercado municipal e da Praça da República, avaliada “em mais de dois milhões de euros”.

Além desta empreitada, a Câmara de Cuba pretende avançar, este ano, com “requalificações urbanas” nas freguesias de Faro do Alentejo e de Vila Ruiva, assim como concretizar “a aquisição de novas áreas para fixação de empresas” na sede de concelho.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.