António Zambujo e Cantadores de Aldeia Nova de São Bento levam cante alentejano à Expo 2025 Osaka
O cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, vai ouvir-se a partir de hoje e até domingo na Expo Mundial Osaka 2025, no Japão. No Pavilhão de Portugal vão ouvir-se António Zambujo e Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento.

Foto: José Manuel Costa
O Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, no concelho de Serpa, vai atuar no Pavilhão de Portugal, dando voz à alma e tradição do Alentejo. O momento mais aguardado vai acontecer no domingo, com uma atuação conjunta entre o Rancho e o cantor António Zambujo, numa celebração da identidade cultural da região num dos maiores palcos internacionais.
A iniciativa é promovida pela Agência de Promoção Turística do Alentejo e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, no quadro da estratégia de internacionalização da marca Alentejo. Esta participação integra os “Dias do Alentejo” na Expo e realiza-se no âmbito da missão regional coordenada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).
“O Cante Alentejano é muito mais do que uma expressão musical — é o espelho da nossa alma colectiva,” afirma José Santos, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
Para José Santos, “levar o Cante até Osaka é afirmar a força de uma cultura enraizada na terra, nas vozes e nos gestos das nossas gentes. É mostrar ao mundo que o Alentejo tem uma identidade única, feita de autenticidade, pertença e harmonia.”