Ana Paula Amendoeira, durante a visita que com a presença do Padre Luís Miguel Fernandes, reforçou a importância da Basílica Real de Castro Verde como um dos mais importantes templos religiosos do Alentejo, bem como a necessidade de uma maior atenção no sentido do investimento público. Promover a reclassificação da Basílica como monumento nacional é, segundo a Diretora Regional, outro dos objetivos a concretizar, dado o seu imenso valor cultural e patrimonial.

De acordo com o município de Castro Verde está para breve a adjudicação da empreitada de requalificação do teto pintado em madeira da Basílica, num investimento de 310 mil euros, financiado por fundos comunitários e com o apoio da Somincor.

Depois da visita à Basílica Real, Ana Paula Amendoeira deslocou-se ainda à vila de Entradas onde visitou a Igreja Matriz e a Ermida de Nossa Senhora da Esperança para avaliação das próximas ações de recuperação, exterior e interior, de ambas as igrejas e de futuros trabalhos de conservação e restauro.

Para o autarca António José Brito o relevante avanço que neste mandato foi dado à reabilitação da Basílica Real é um exemplo de cooperação institucional e articulação entre entidades públicas que, segundo assegurou, vai acentuar-se e prosseguir nos próximos anos em todo o concelho.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.