Ao longo dia vai decorrer um conjunto de atividades culturais e pedagógicas que visam valorizar a história, o património e a identidade do concelho, evocando a época quinhentista e a figura do Dr. João Fernandes da Silveira, 1º Barão de Alvito e um dos mais notáveis diplomatas portugueses do século XV.

Com uma forte componente lúdica e educativa, o programa inclui um mercado quinhentista, um mercado de rua, espetáculos de acrobacia e fogo, atividades para crianças, passeios de pónei e burro, cante alentejano com as escolas, concertos musicais e manjares do reino.

A ideia é proporcionar entre as 10.00 e as 23.00 horas, “uma verdadeira viagem no tempo, aberta a toda a comunidade e visitantes, promovendo a ligação entre o passado e o presente.”

Este dia é o ponto alto das comemorações dos 550 anos da Baronia de Alvito que estão a decorrer ao longo do ano com um conjunto de iniciativas. Estas comemorações, promovidas pela câmara municipal de Alvito, surgem tendo em vista a “promoção cultural e turística, aliando a valorização do património histórico à dinamização económica e social do concelho.”

A história da Baronia de Alvito remonta a 1475, ano em que foi concedido este título nobiliárquico à Casa dos Lobos da Silveira. O seu legado permanece visível no concelho, com destaque para o Paço dos Lobos da Silveira, atualmente a Pousada do Castelo de Alvito, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.