Nove jovens europeus do ensino secundário de três países diferentes – Áustria, Grécia e Portugal - estão a experienciar a vida num ambiente isolado e desafiante, que simula Marte em pleno Alentejo.

A missão decorre no âmbito do projeto europeu EXPLORE que pretende levar o futuro da exploração espacial às salas de aula.

EXPLORE é a sigla para EXpeditionary Program for Learning OppoRtunities in analog space Exploration (programa expedicionário para oportunidades de aprendizagem na área da Exploração Espacial Análoga), um projeto com financiamento do programa Erasmus+ da União Europeia.

Lançado em 2023, o EXPLORE pretende levar o futuro da exploração espacial às salas de aula e inspirar uma nova geração a seguir carreiras em ciência e engenharia, através de atividades imersivas que simulam os ambientes de Marte ou da Lua.

Esta missão - EXPLORE 1 - é uma ação conjunta dos diversos parceiros do projeto: o Fórum Espacial Austríaco (OeWF), a ONGD portuguesa NUCLIO, a escola grega Ellinogermaniki Agogi (EA), o Comité de Investigação Espacial (COSPAR) e o Observatório do Lago Alqueva (OLA), parceiros que se dedicam ao avanço da educação e da investigação espacial. 

A Estação Análoga de Marte no Alqueva, com localização no OLA – Observatório do Lago Alqueva, vai ser a única estação de simulação a céu aberto permanente da Europa para campanhas de campo em superfície planetária, com habitat e infraestruturas de apoio à missão. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.