O presidente do município alentejano, António Bota, argumentou hoje à agência Lusa que a criação dos três loteamentos, um na sede de concelho e dois em freguesias rurais, decorre do facto de existir “muita procura”, sobretudo por parte de casais jovens, “que querem muito ter o seu espaço para construir habitação”.

“Estamos constantemente a ter demonstrações de procura e a ideia é que estes loteamentos sejam para toda a gente, com prioridade aos mais jovens”, explicou o autarca, eleito pelo PS.

Um dos novos loteamentos previstos é o do Mártir Santo, na sede de concelho, que já está em fase de consulta pública, após aprovação, a 03 de março, em reunião de câmara, com os votos favoráveis dos quatro eleitos do PS e o voto contra do único vereador do PSD.

Este loteamento contará com 12 lotes para habitação, com o presidente da autarquia a estimar que, ainda este ano, deverá ser possível avançar “com a construção de casas” no local.

O projeto do loteamento do Mártir Santo prevê também a implementação de uma nova creche, avaliada em 800 mil euros, a construir pela câmara municipal.

“É um projeto com capacidade para 86 crianças que faz muita falta ao concelho. Vai ser possível criar berçário, resposta social que de momento não temos [em Almodôvar], e vai dar maior capacidade de resposta até ao nível de jardim-de-infância”, adiantou António Bota.

O autarca acrescentou que a futura creche já tem anteprojeto, aguardando os pareceres das entidades competentes, nomeadamente da Segurança Social.

Por sua vez, o futuro loteamento da freguesia de Rosário tem em preparação o projeto de execução, aguardando-se a emissão de pareceres de entidades competentes para ser aprovado pela câmara municipal e levado a consulta pública.

Está prevista a criação de 13 lotes, com 220 a 350 metros quadrados, sendo que ainda este ano deverá ser possível “haver construção”, disse o autarca.

Finalmente, o loteamento previsto para a freguesia de Aldeia dos Fernandes está em fase de anteprojeto, prevendo, num primeiro momento, a criação de sete lotes, com áreas aproximadas de 350 metros quadrados.

“Penso que a partir do ano que vem [2022] é possível haver construção de habitações lá”, estimou António Bota, referindo que o projeto prevê uma segunda fase, para 2023, com a criação de até mais 20 lotes.

A criação destes três novos loteamentos será financiada na íntegra pela Câmara de Almodôvar, surgindo com “meses de atraso” devido à pandemia de covid-19, concluiu António Bota.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.