Almodôvar: CEBAL promove workshop “Haja Pão e Inovação”
O auditório do Fórum Cultural de Almodôvar no Convento da Nossa Senhora da Conceição recebe, no próximo dia 8, a partir das 14.30 horas, o workshop “Haja Pão e Inovação”.
Trata-se de uma iniciativa do Centro de Biotecnologia
Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), conjuntamente com o Instituto
Politécnico de Beja (IPBeja) e a Câmara Municipal de Almodôvar.
Promover a Inovação, aliada à tradição no setor da panificação é o principal objetivo, este é o primeiro de um conjunto de workshops que vão decorrer em diferentes locais do Alentejo, uma iniciativa do CEBAL, com foco na agregação e disseminação da inovação e do conhecimento em vários setores do agroalimentar.
O anfitrião deste primeiro workshop é o Município de Almodôvar que alinha a sua determinação em promover a valorização do pão.
“O pão é identitário, não tenho qualquer dúvida em relação a isso, o município coloca-se ao dispor para encontrar soluções que valorizem cada vez mais o pão” afirma o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota, que acrescenta ainda que “há um trabalho muito grande a ser feito por parte das entidades competentes como o CEBAL, para tentarem mostrar aos nossos padeiros, aos nossos produtores, que a certificação não é um “bicho de sete cabeças”.
Para o autarca almodovarense é importante mostrar ao “mundo” que o pão é alvo de estudo pelas entidades científicas, para que os produtores se sintam apoiados, invistam na diferenciação dos seus produtos e os certifiquem, obtendo assim maior valor acrescentado.
O workshop “Haja Pão e Inovação” tem como convidada Olga Amaral, docente e investigadora do IPBeja, que apresentará um pão com maior teor em amido resistente. De acordo com a Investigadora, este pão resulta de um “processo patenteado pelo IPBeja, que permite obter um pão com benefícios comprovados para a saúde do consumidor.” Contém três vezes mais amido resistente, um componente da fibra, em comparação com o pão de trigo comum, traduzindo-se em benefícios para a saúde do consumidor, como diminuição da resposta glicémica e aumento da saciedade, comprovados por ensaios clínicos.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
