Aljustrel: Município avança com projeto inovador contra o “desperdício alimentar”
Em Aljustrel, foi criado pelo município um projeto inovador contra o “Desperdício Alimentar”.Trata-se de uma iniciativa pioneira, que poderá ser replicada em outros refeitórios escolares, a ideia é combater o desaproveitamento dos alimentos.

O objetivo do projeto, que já foi apresentado no Agrupamento de escolas, é consciencializar os alunos, desde a idade em que frequentam o pré-escolar, para o benefício de consumirem a comida que lhes é servida, em quantidades adequadas, nos estabelecimentos de ensino e no dia-a-dia.
Através de uma mascote, criada pela autarquia da vila mineira, “o Brócoli”, durante o período da hora do almoço, a nutricionista da Câmara Municipal e diversos voluntários, de vários grupos etários, promovendo-se também a intergeracionalidade, deslocam-se ao refeitório escolar para incentivar os alunos a comer a dose adequada de alimentos.
Pretende-se também alertar para a importância de ingerir grupos de alimentos que por regra são rejeitados, como é o caso dos produtos hortícolas.
A cada visita desta mascote, ao refeitório, é verificado se cada aluno consumiu a sua refeição (sopa, segundo prato e sobremesa). Quem comer tudo, no final, é brindado com uma medalha que tem, precisamente, mensagens alusivas à temática.
Esta iniciativa, surgiu no âmbito do projeto da Rede Europeia “Volunteering City” – URBACT, do qual a autarquia de Aljustrel faz parte, juntamente com outros países europeus, pode agora ser replicada também pelos parceiros do projeto.

Comente esta notícia
Destaques
Conselho de Ministros aprova obra da A26 até Beja

NERBE/AEBAL apreensivo com instalação do CAES 2.0 no edifício Casa Ribeiro

PSD e deputado eleito por Beja assumem-se “donos disto tudo” - PS do Baixo Alentejo
