O sucesso no certame vem consolidar a notoriedade do Alentejo no Canadá, onde estão atualmente disponíveis mais de 80 referências na Sociedade de Álcool do Quebeque (SAQ). A região viu ainda dois dos seus vinhos integrarem o TOP 30 da instituição canadiana: Casa Santos Lima Fortíssimo Tinto 2023 e Monte da Cal Tinto 2021, reforçando a valorização crescente dos consumidores.

O aumento das inscrições de vinhos DOC Alentejo e IGP Alentejano demonstra a aposta dos produtores numa estratégia de expansão para mercados altamente competitivos. Em média, cada produtor enviou 3,7 referências para o concurso, sublinhando a relevância da SMV como plataforma internacional para promoção da região.

Para Luís Sequeira, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), os resultados “evidenciam a força e a consistência dos vinhos do Alentejo num dos mercados mais exigentes do mundo”. O dirigente destaca ainda que o reconhecimento alcançado é fruto do “trabalho contínuo dos produtores e do compromisso coletivo com a excelência”, constituindo simultaneamente um estímulo para reforçar a presença na América do Norte.

A CVRA tem reiterado, ao longo do ano, que a diversificação das exportações é uma prioridade estratégica. O mercado canadiano, identificado como particularmente relevante após a retirada de 31 milhões de litros de vinho norte-americano das prateleiras entre fevereiro e março, tem sido alvo de várias iniciativas promocionais que intensificam esta aposta.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.