AJAP promove “volta a Portugal” em defesa dos territórios rurais
A “volta a Portugal” promovida pela AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal para divulgar e dar a conhecer a futuros Jovens Agricultores (JA) e Jovens Empresários Rurais (JER), o que o País agrícola e rural tem para lhes oferecer, arranca hoje no Norte. No início de fevereiro vai passar por Serpa e Cuba, no distrito de Beja.
O Rural Innovation Challenges é uma iniciativa que decorre no primeiro semestre de cada ano e termina no evento Gala AJAP-Portugal Winners na reta final do ano em curso.
Através do Rural Innovation Challenges e da Gala AJAP-Portugal Winners, a AJAP e os seus parceiros pretendem trazer as diferentes potencialidades e as várias oportunidades e desafios dos territórios rurais para ordem do dia.
De acordo com a AJAP é preciso “pensar estes territórios como espaços vivos, abertos a ideias inovadoras, empreendedoras, tecnológicas e digitais, onde se possa criar valor. Onde a tradição e o futuro se encontram e os jovens possuam mais protagonismo e possibilidades claras de investir, porque é preciso rejuvenescer o que está a desaparecer.”
Esta “volta a Portugal” na defesa dos Territórios Rurais divulga também os critérios de candidatura e escrutínio às quatro categorias do Rural Innovation Challenges (Jovem Agricultor, Jovem Empresário Rural, Jovem Talento Agro Rural e Jovem Académico), que irá apurar os 12 vencedores anuais, três por cada categoria.
Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, afirma que o Rural Innovation Challenges pretende “tornar os territórios rurais mais atrativos aos Jovens Agricultores, aos Jovens Empresários Rurais e aos Empreendedores” e “colocá-los no centro de uma estratégia de regeneração rural, e dar-lhes condições para se fixarem, prosperarem e liderarem a próxima geração de inovação agrícola e empreendedora rural”. Além disso, acrescenta que “é também um apelo aos diferentes poderes, local, regional e ao nacional, mas também à sociedade civil e à comunidade educativa e aos Jovens para que olhem os territórios rurais como uma parte ativa do seu futuro, que está à espera de novas ideias, novos projetos e novos desafios”.
No dia 2 de fevereiro a iniciativa vai estar no distrito de Beja, de manhã na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS), e da parte da tarde no auditório da Biblioteca Municipal de Cuba.
Comente esta notícia
Destaques
Beja: PSP detém dois homens, 1 por tentativa de agressão a um agente policial e outro por posse de arma proibida
