Abertas candidaturas às bandeiras de “Autarquia + Familiarmente Responsável”
A 17ª Edição do Prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável”, uma iniciativa do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), está com inscrições abertas até ao próximo dia 15. Dar visibilidade a todas as boas práticas municipais de política de família que existem no país é o principal objetivo.
A auscultação às 308 autarquias portuguesas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) está disponível, através da participação de um inquérito, que validamente preenchido e submetido pela autarquia será a base de trabalho do único Observatório que avalia políticas locais com esta abrangência: cobertura territorial e áreas avaliadas.
A análise efetuada pelo OAFR permitirá a distinção dos municípios e a atribuição de bandeiras de “Autarquia + Familiarmente Responsável” aos municípios com as melhores práticas.
Almodôvar, Gavião, Grândola, Mértola, Ourique e Viana do Alentejo foram os seis municípios que, em 2024, hastearam a bandeira.
O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como finalidade acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.
O OAFR disponibiliza uma plataforma (www.observatorioafr.org ), onde estão reunidas informações sobre quem é a equipa técnica pluridisciplinar com experiência nos âmbitos da família e das autarquias que contribui no processo avaliativo. Também está disponível uma ferramenta de consulta e comparação das medidas adotadas pelas autarquias distinguidas.