As primeiras raízes cresceram em 1909, durante uma greve de grande escala, convocada por trabalhadoras de uma fábrica em Nova Iorque. Reivindicavam melhores condições de trabalho, aumento dos salários e o direito ao voto. Mas foi em 1910, na Conferência Internacional do Trabalho Feminino, na Dinamarca, que esta efeméride ganhou forma, depois da feminista alemã Clara Zetkin propor um lugar fixo no calendário para esta data internacional. 

Começou a ser celebrada desde essa altura mas só foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1977. Há 47 anos que O Dia Internacional da Mulher é assinalado a 8 de março em centenas de países, com a diversidade a definir as comemorações. 

Em Itália são entregues às mulheres mimosas amarelas, enquanto que nos Estados Unidos o dia é passado nas ruas em manifestações. Espanha cria greves e as mulheres chinesas são homenageadas, mas a maioria dos países aproveitam este dia para relembrar alguns direitos que ainda não foram atingidos e lutar pela conquista. 

Em Portugal cada região dita a tradição, mas no geral são também as manifestações, a entrega de flores e os eventos que marcam este Dia Internacional da Mulher.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.