Banhada pelo Guadiana, a vila de Mértola é reconhecida pela sua herança islâmica bem traduzida neste evento que habitualmente recebe a visita de milhares de pessoas, em 2022, foram cerca de 50 mil, este ano, a organização, Câmara Municipal de Mértola, espera 60 mil.

Ao longo de quatro dias vai ser possível conhecer o souk, o conhecido mercado de rua, ver exposições e conferências, participar nas várias oficinas e desfrutar de espetáculos musicais e vários momentos de animação

O programa propõe várias oficinas de artesanato, cante, gastronomia, música, escrita, chá e dança, exposições de artesanato, pintura e som, conferências sobre geografia e história, leitura de contos, concertos musicais e Dj’s. Ao longos dos vários dias estão previstos vários momentos de animação de rua.

No Hammam e Casa de Chá é possível usufruir de um programa especial, com inscrições limitadas e marcações prévias, com oficinas de “remédios e mezinhas”, rotina e yoga facial diários e cosmética viva. Nos dias 19, 20 e 21 a chef Sahima Hajat apresenta ainda uma experiência gastronómica com menu de degustação, igualmente sujeito a marcação prévia e inscrições limitadas.

 O Festival Islâmico para além de divulgar o conhecimento sobre a história e o património de Mértola, em particular da época islâmica, pretende também promover o conhecimento, o diálogo, a tolerância e cidadania entre culturas, divulgar a cultura islâmica e produção contemporânea, fortalecer laços culturais, sociais e económicos com o Mediterrâneo e desenvolver a oferta turística muslim friendly.

O programa pode ser consultado em : Home - Festival Islâmico (festivalislamicodemertola.com)

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.