40,3% dos licenciados do IPBeja seguem diretamente para mestrados
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) revela, em comunicado, que mais de 40% dos licenciados transitam diretamente para cursos de mestrado na instituição, acompanhando, assim, a tendência apontada por estudo do Edulog.

De acordo com o relatório "Balanço Anual da Educação 2025”, desenvolvido pelo Edulog, um “Think tank” da Fundação Belmiro de Azevedo direcionado para a área de Educação e que se dedica à investigação, análise e discussão do sistema de ensino português, os jovens mais qualificados conseguem melhores salários e ter oportunidades de trabalho com mais facilidade.
De acordo com o estudo, um trabalhador com mestrado aufere, em média, mais 80% do que alguém com apenas o 12.º ano. Já os licenciados ganham, em média, mais 45% do que os detentores do ensino secundário.
Os investigadores do estudo concluíram, também, que 40% dos estudantes transitam imediatamente da licenciatura para o mestrado.
Segundo o IPBeja, esta tendência nacional reflete-se também nesta instituição onde, no ano letivo de 2024/2025, 40,3% dos diplomados em licenciatura prosseguiram estudos para um dos mestrados oferecidos pela instituição.
O IPBeja relembra, ainda, que a 1.ª fase de candidaturas aos Mestrados do IPBeja para o ano letivo de 2025/2026, decorre até à próxima segunda-feira, dia 30 de junho.
Para informação específica sobre cada um dos mestrados, poderá ser consultado o respetivo edital, disponível em https://www.ipbeja.pt/cursos/Mestrados/Paginas/default.aspx.
A candidatura deverá ser feita on-line no site do Instituto Politécnico de Beja, em https://portal.ipbeja.pt/cssnet/page.