24 de outubro é Dia Municipal para a Igualdade
Desde 2010 que o Dia Municipal para a Igualdade é assinalado neste dia. Em 2024, as celebrações ocorrem de 17 a 31 de outubro, por todo o país, sob o tema “Igualdade é Desenvolvimento”. Na sub-região do Baixo Alentejo, são quatro os municípios que se juntam a estas celebrações.
Foto: Freepik
Centenas de iniciativas marcam a urgência do combate às discriminações e violência de género, tal como a necessidade de se lutar por uma igualdade plena entre mulheres e homens, em todas as áreas da sociedade.
O Dia Municipal para a Igualdade foi instituído em 2010 e desde essa altura é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública, com o objetivo de promover os valores da Igualdade, Inclusão e Participação.
A comissão organizadora do Dia Municipal para a Igualdade 2024 dá a conhecer a Agenda Nacional para o Dia Municipal para a Igualdade 2024, na qual se insere a sub-região do Baixo Alentejo.
Este ano, a efeméride é celebrada em Serpa, Ourique, Beja e Odemira, com variedade de iniciativas.
Começando pela capital de distrito, em Beja, a data começou por ser assinalada no passado dia 22 de outubro, com o evento “Planeamento Familiar como Promotor da Igualdade”, desenvolvido pelo município da cidade, em conjunto com a Associação Sementes de Vida e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. A iniciativa teve lugar no Centro Unesco.
Esta manhã, o dia volta a ser celebrado na cidade, com “Um olhar sobre a Igualdade”, iniciativa promovida pela EPBJC - Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, o NAV - Núcleo de Apoio à Vítima e a Câmara Municipal de Beja.
Em Odemira, o Dia Municipal para a Igualdade vai ser assinalado no próximo sábado, num evento marcado pela entrega de prémios do Concurso Literário sobre Igualdade de Género “As Três Marias” e a apresentação do documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas”.
Ourique celebra hoje a data, através de dois momentos de sensibilização, em parceria com a comunidade. Na parte da manhã, ocorre uma sessão dirigida aos técnicos da Rede Social do Concelho, com o tema “Violência Doméstica: A intervenção no Concelho, respostas e mecanismos de apoio”.
À tarde, o Dia Municipal para a Igualdade em Ourique termina com uma conversa/tertúlia aberta à comunidade, com o tema “A importância da voz ativa contra a violência doméstica. O que posso eu fazer?”, que contará com a participação especial dos alunos da Universidade Sénior e do Agrupamento de Escolas.
No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Serpa promoveu a instalação de uma obra de arte urbana. Uma das mulheres retratadas é Maria Lamas, escritora, tradutora, intelectual, ativista política feminista e uma das primeiras mulheres jornalistas em Portugal.
O Município de Serpa homenageou ainda Maria Lamas, atribuindo o seu nome ao Cineteatro Municipal de Vila Nova de São Bento.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD