No ano em que se assinala o centenário de José Saramago, Odemira dedica os meses de outubro e de novembro ao escritor, proporcionando várias atividades em torno da vida e obra do Prémio Nobel da Literatura.

O VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago é organizado pela Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja, José Saramago, a Fundação José Saramago e a Aula Saramago. Estes encontros realizam-se anualmente desde 2016, em várias bibliotecas e espaços públicos em Portugal e Espanha.

O Encontro começa esta noite, pelas 21.00 horas, com uma sessão de abertura e apresentação de imagens da inauguração da Biblioteca Municipal de Odemira, em 5 de setembro de 2000, que contou com a presença de José Saramago. Segue-se o espetáculo de poesia sobre Saramago, “A homenagem possível”, pelos Bocados Brutais e Sónia Barradas.

Amanhã, pelas 10.00 horas, é inaugurada a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, cedida pela Fundação José Saramago, patente ao público no Jardim Sousa Prado em Odemira, com a apresentação de canção musicada “A Maior flor do Mundo”, pelo Grupo Coral Infantil de Odemira “Cá se canta”. A manhã é depois dedicada aos Leitores Saramago, com a participação de Diego Mesa (da Aula Saramago) e a apresentação da tese de doutoramento “Um teatro da Pólis – adaptações cénicas de José Saramago” de Sónia Barradas, seguindo-se intervenções de leitores portugueses e espanhóis ao longo do dia. “Pela Floresta de Saramago” é o tema da performance literária e musical, por Sílvia Costa e Nuno Salvado, agendada para as 18.30 horas. O segundo dia termina com a apresentação do documentário “O pão que a terra lhe dá-tradição oral do concelho de Odemira”, no Cineteatro Camacho Costa, a partir das 21.30 horas.

No domingo os participantes são convidados para um passeio cultural em Vila Nova de Milfontes, com alusão à obra “Viagem a Portugal”, de José Saramago, incluindo passeio de Barco no Rio Mira e passeio pedonal pela vila, acompanho pelo historiador António Quaresma.

A participação no VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago é livre, mas sujeita a inscrição.

A autarquia odemirense recorda que "a Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira, como membro fundador da Rede de Bibliotecas José Saramago, foi convidada a integrar o programa das Comemorações do Centenário de José Saramago, coordenadas pela Fundação Saramago, com o objetivo de homenagear e divulgar a relevância do autor na história cultural e literária em Portugal e no Mundo."

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.