Foto: Catarina Laborim, NuMo

A Oliveira do Peso tem 3712 anos,  6 metros de altura e o perímetro do tronco tem 10 metros. São dez as árvores nacionais que estão a concurso, a vencedora vai representar Portugal no European Tree of the Year 2024.

A UNAC-União da Floresta Mediterrânica é o organizador do concurso nacional, que habilita a árvore portuguesa vencedora a concorrer à votação para Árvore Europeia do Ano. Representa os interesses dos produtores florestais do espaço mediterrânico português junto das instituições nacionais e europeias, através de uma estratégia de intervenção de cariz técnico-político. Acompanha e analisa todos os processos e iniciativas com relevância e interesse para os seus associados, como é o caso das políticas rurais, florestais, ambientais e fiscais.

O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais, organizada pela Environmental Partnership Association (EPA).

O Concurso Árvore Europeia do Ano (European Tree of the Year) faz parte da família dos concursos Árvore do Ano em todo o continente - todos eles interligados pelo mesmo objetivo: destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural. Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas também na sua história e conexão com as pessoas.

Comente esta notícia

Fantástico! Parabéns pela iniciativa e pela preocupação em preservar, divulgar, proteger e divulgar o nosso património natural de valor incalculável. Parabéns pela iniciativa.

Henrique Silva e Sousa

27/12/2023

Troncos impressionantes. Concurso muito interessante sob o ponto de vista científico-cultural.

Ary Txay

14/12/2023

Verde foi meu nascimento e de luto me vesti, para dar luz ao mundo, mil tormentos padeci.

Fátima Tomé

13/12/2023

É um orgulho ser alentejana, e ainda mais, ter nascido na Vidigueira.

Maria Antonieta B. A. Oliveira

13/12/2023

A OLIVEIRA... SIMBOLO DA PAZ DIZ DOU AZEITONAS E AZEITE AO POVO...... E TAMBEM PARA ALUMIAR NOSSA SENHORA DAS RELIQUIAS A NOSSA SENHORA DE AIRES E TODA DE PORTUGAL E DO MUNDO

JOSE SIMAO MIRANDA

13/12/2023

A OLIVEIRA DIZ A OLIVEIRA DIZ....... EU SOU RAINHA ... DOU AZEITONAS E AZEITE.. para ALUMIAR , NOSSA SENHORA DAS RELIQUIAS.

JOSE SIMAO MIRANDA

13/12/2023

Adoro!!! Boa sorte

Juliet Middleton

13/12/2023

Voto na Oliveira do Peso.

António José da Costa Vieira

13/12/2023

Voto na oliveira da Vidigueira

Graciete Vasco

12/12/2023

Os seus longos anos, a importância ambiental e econômica fazem esta árvore uma relíquia.

Maria IsauraTrindade Fostne

12/12/2023

Faço votos para que consiga ser a número um

Hélder Grasina

12/12/2023

Aquele círculo delimitado com pedras , devia ter uma placa a dizer; ” Não pise , terra sagrada ! ”

Antonio Santos

12/12/2023

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.