Vidigueira já tem sinalização turística inteligente
A Câmara Municipal de Vidigueira procedeu à instalação de sinalética em vários locais do concelho. Trata-se de um de projeto de sinalização turística inteligente, bastante abrangente e tecnológico no que respeita a sinalização, informação e georreferenciação de recursos turísticos.
Este
projeto, num investimento de cerca de 28 mil euros, financiado em 85% pelo
Turismo de Portugal através do Programa Valorizar o Turismo de Interior, surgiu
no âmbito de uma candidatura da Associação Transfronteiriça dos Municípios do
Grande Lago de Alqueva (ATLA).
De acordo com o município a “sinalética é destinada à visitação pedonal e permite aos turistas consultar a oferta cultural e turística de cada destino, construir viagens à medida e reservar alojamentos e atividades, através de um serviço inovador denominado Inventrip, com informação personalizada.”
Ainda segundo a autarquia este sistema é baseado numa nova tecnologia com dispositivos eletrónicos denominados beacons, que fornecem informação atualizada aos visitantes e que estão colocados no Centro do Património e Turismo de Vidigueira e no Centro Interpretativo do Vinho de Talha, além das placas de sinalização turística e mupis, disponíveis em vários locais do concelho.
A aproximação aos beacons de smartphones com sistemas operativos Android ou IOS, após descarregamento de uma aplicação, permite obter informação adicional e ligação a outros pontos de interesse.
Existe a intenção, por parte da Câmara Municipal, de num futuro próximo instalar sinalética turística noutros locais de interesse do concelho.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
