Sob o signo das viagens, as musicais, mas também as que nos proporcionam as dimensões patrimonial e natural, decorrerá mais um fim-de-semana do Festival Terras sem Sombra (FTSS), em parceria com o Município de Beja e outras instituições emblemáticas da terra. O quarto momento da 18.ª temporada, tendo por epicentro a capital do Baixo Alentejo, reserva-nos três atividades neste concelho, incluindo um périplo em torno da música do Centro da Europa e, de olhos postos num horizonte mais próximo, a proposta de um reencontro com labores e saberes em torno do pão, alimento que é vida, história e sociedade.

A noite de 18 de junho (21h30), será um momento de comunhão com a grande música europeia. O palco do Teatro Municipal Pax Julia acolherá Valentin Magyar, um dos mais notáveis pianistas europeus da atualidade, que encetará uma inolvidável “Viagem Musical ao Centro da Europa: Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia (Séculos XIX-XX)”. Um inesquecível serão bejense que, entre outras, contará com a interpretação de peças de nomes como Béla Bartók, Antonín Dvořák, Frédéric Chopin e Franz Liszt.

Sublinhe-se que Valentin Magyar obteve, em 2013, o primeiro reconhecimento profissional ao vencer o 13.º Concurso Nacional de Piano da Hungria. Entre 2013 e 2015, foi aluno de Gábor Eckhardt na Tóth Aladár Zeneiskola AMI, em Budapeste. Naquele último ano, ingressou na prestigiada School for Exceptional Young Talents, da Zeneakadémia (Academia Liszt), viveiro dos mais extraordinários talentos do mundo, onde estudou sob a orientação de Gábor Eckhardt, Imre Hargitai e Rita Wágner. Prosseguiu os estudos pianísticos, a partir de 2016, nesta instituição, tendo por mentores, entre outros mestres reputados, Attila Némethy e Balázs Szokolay.

Valentin Magyar atua com regularidade em palcos nacionais e estrangeiros. Estreou-se na sala principal da Academia Liszt, em 2018, com o Concerto para Piano em Ré menor, de W. A. Mozart – para o qual escreveu as suas próprias cadências –, com a Orquestra Anima Musicae, obtendo um triunfo absoluto. O intérprete tem sido distinguido em vários concursos internacionais de piano, entre eles, o de Jovens Talentos na Música Clássica, em Nova Iorque, onde arrebatou o 1.º Prémio.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.