Através deste projeto é disponibilizada, periodicamente, informação de sensibilização e partilha de conhecimento através das redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) para toda a comunidade. Esta partilha de conhecimento, procura transmitir e consciencializar, com uma linguagem simples, as orientações da atividade física de modo a promover a adoção de estilos de vida saudável.

Paralelemente à divulgação destes conteúdos, numa vertente mais formal, este projeto assegura uma ligação a várias autarquias do Alentejo monitorizando e trabalhando em prol da Saúde dos participantes em Programas de Exercício Físico.

O Ensino Superior, em particular o Politécnico, assume um papel muito relevante, particularmente nas suas zonas geográficas de influência. As instituições de ensino superior têm vindo a representar um papel relevante na formação e na conceção de áreas alargadas de influência a partir sua intervenção direta no exercício da atividade profissional, da transferência de tecnologia e prestação de serviços, e dos efeitos do desenvolvimento de ações de formação orientadas para públicos específicos e para a comunidade.

Sendo um projeto de investigação, coordenado por Vânia Loureiro, docente do IPBeja, e desenvolvido por uma equipa de investigadores em Exercício e Saúde, com base no Instituto Politécnico de Beja, que foi o principal agente financiador do projeto, até 2019 altura em que o mesmo recebeu o primeiro financiamento externo através do programa Desporto Para Todos, do Instituto Português do Desporto e juventude (IPDJ), financiamento renovado em 2020.


O projeto desenvolve-se em torno de dois eixos: formal e informal. No contexto formal são implementados programas de exercício físico e avaliação da condição física e saúde da população do projeto. No contexto informal, baseado na ideia de promoção de ambientes ativos, são desenvolvidas ações de sensibilização para a prática de atividade física e redução do tempo de atividade sedentária.

Através do Up Again Senior pretende-se reforçar a capacidade de investigação visando intensificar a cooperação com as organizações da região do Alentejo (autarquias, associações, clubes de desportivos, canais de comunicação locais, que permitam novos estímulos para a sua dinâmica de inovação, e sobretudo dar aos estudantes a oportunidade de participar em projetos de Investigação &Desenvolvimento.

A Rede UP – Exercício em Casa é a ação mais recente do projeto de intervenção do UP Again Senior. A ação surgiu como resposta ao isolamento e distanciamento social imposto pela Pandemia COVID-19 e tem o objetivo de promover o acesso a oportunidades de Exercício Físico em casa. Procurando apoiar as pessoas a envolverem-se em atividade física regular, de forma individual, em família e na comunidade, reduzindo assim o impacto do isolamento social, na saúde das pessoas e nos sistemas de saúde.

Os técnicos de Exercício Físico, do Laboratório de Atividade Física e Saúde, e os alunos do Mestrado em Atividade Física e Saúde encontram-se atualmente a realizar sessões de treino individualizado por teleassistência, de acordo com todas a regras e recomendações da DGS, visando manter os níveis de atividade física, de capacidade física e funcional dos idosos e prevenir a ocorrência de quedas.

Até ao momento, encontram-se já registados cerca de 50 idosos (inscrições individuais) e 2 instituições públicas, integrando nas mesmas 400 idosos da Região do Baixo Alentejo. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.