O anúncio da abertura do processo de candidaturas ao cargo de reitor da UÉ e do respetivo calendário eleitoral foi feito hoje pela instituição, após decisão do conselho geral da academia, presidido por João Carrega.

Até agora, dois professores da universidade alentejana anunciaram a intenção de concorrer ao cargo.

José Bravo Nico, atual professor do Departamento de Pedagogia e Educação da UÉ, confirmou hoje à agência Lusa que pretende candidatar-se ao cargo.

Também em declarações à Lusa, António Candeias, professor do Departamento de Química e Bioquímica da academia, revelou que pretende concorrer ao lugar, pelo que apresentou, na segunda-feira, a demissão como vice-reitor.

Segundo a UÉ, o reitor é eleito pelo conselho geral da universidade para um mandato de quatro anos.

As candidaturas ao cargo estão abertas a todos os professores ou investigadores doutorados, nacionais ou estrangeiros, de qualquer instituição de ensino universitário ou de investigação e que se encontrem em exercício efetivo de funções.

“O reitor deve ser uma personalidade de reconhecido mérito e experiência profissional relevante e possuir uma visão estratégica adequada à prossecução da missão e dos objetivos da universidade, estatutariamente definidos”, pode ler-se no edital.

Os interessados têm que entregar as candidaturas até às 17:30 do dia 02 de fevereiro.

De acordo com o calendário eleitoral, o anúncio das candidaturas admitidas está marcado para o dia 02 de março.

Já a audição pública dos candidatos, para que possam expor o respetivo programa de ação, realiza-se entre os dias 24 e 30 de março.

A cerimónia de tomada de posse do novo reitor da Universidade de Évora está prevista para 09 de maio.

A atual reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, que cumpre o seu segundo mandato, está impedida de se recandidatar ao cargo, devido à limitação de mandatos.

Professora do departamento de Fitotecnia da UÉ, desde 2002, Ana Maria Ferreira Silva Costa Freitas, de 67 anos, é reitora da academia alentejana desde maio de 2014.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.