“É uma cátedra que tem como objetivos apoiar a investigação e o estudo sobre práticas regenerativas do solo no contexto particular do Alentejo e tendo em conta as especificidades do território”, afirmou a reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar.

A responsável falava à agência Lusa a propósito da denominada Cátedra do Solo, que vai ser financiada pela Bovicer, a empresa proprietária da Herdade da Parreira, no concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora.

Hermínia Vasconcelos Vilar adiantou que a cátedra, que foi hoje formalmente constituída, vai suportar os custos com a investigação na área do solo e dispõe de dotação orçamental para os próximos cinco anos, cujo valor se escusou a revelar.

Além de financiar a investigação, assinalou, a cátedra vai igualmente apoiar a formação nesta área e articular-se com o “Laboratório vivo para a regeneração do sistema agrossilvopastoril montado”, que também foi hoje lançado pela UÉ.

“A UÉ tem um historial de investigação nesta área e daí também o facto de a empresa ter escolhido a universidade como sede para esta cátedra”, acrescentou.

A agricultura de conservação baseia-se na sementeira direta, sem mobilizar a terra, e em técnicas que favorecem o aumento do teor de matéria orgânica no solo.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.