São 12 as propostas apresentadas, nomeadamente criar  a parceria e concluir o processo/candidatura “Mértola a património da humanidade da Unesco” que se arrasta desde 2015, um programa estrutural de reabilitação e regeneração do Centro Histórico de Mértola (edificado, saneamento básico, arruamentos, energia elétrica e comunicações), o reforço da investigação científica nas áreas da arqueologia e da história contemporânea, através de uma parceria reforçada e efetiva com o Campo Arqueológico de Mértola e a renovação e modernização dos Museus de Mértola.

Parceria e financiamento efetivo da Fundação Serrão Martins para a Mina de São Domingos, para a salvaguarda, proteção, investigação, valorização e promoção do património mineiro e para a valorização da identidade e da cultura mineira, a criação de um programa de apoio ao tecido associativo cultural, recreativo e artístico, simples de aceder e com apoios financeiros adequados às necessidades, apresentação da candidatura do Cineteatro Marques Duque à RTCP - Rede Nacional de Teatros e Cineteatros Portugueses e potenciar o aumento e diversificação da produção cultural e artística local são outras propostas apresentadas.

A coligação Unidos por Mértola e pelas Pessoas, no capítulo da cultura e património pretende ainda criar mecanismos e ações de mediação, entre a atividade artística e cultural e a comunidade local, participar e colaborar em projetos e redes nacionais e internacionais, criar o Conselho Municipal do Património e avançar com bolsas de investigação aplicada, nas áreas da História, Património e Cultura, em parceria com entidades locais e Instituições de Ensino Superior.

Comente esta notícia

Nos últimos anos temos visto um Centro Histórico (a jóia da coroa da Vila Museu) abandonado e esquecido! Os Paços do Concelho sem Presidente! Contratam empresas de arqueologia de fora, e não contam com o Campo Arqueológico de Mértola que tanto fez pela nossa terra! Os apoios às coletividades estão cada vez mais burocráticos e partidarizados! "Compra-se" cultura a peso de ouro para públicos alvo muito duvidosos, esquecendo-se os residentes, que apenas têm o conforto das festas locais, organizadas pelas comissões e com muito pouco apoio da Câmara! Força JPV, por uma cultura muito mais democrática!

Mário Rosa

30/08/2021

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.