Trata-se de um grupo de cariz consultivo, tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados, com atividade autónoma na área da Enfermagem de Reabilitação

O Núcleo propõe-se contribuir para a melhoria de práticas de cuidados aos utentes da ULSBA e desenvolver programas de intervenção, nas mais variadas áreas de abrangência da Enfermagem de Reabilitação, programas esses, baseados nos problemas reais e potenciais das pessoas.

De acordo com o Coordenador do NER, o enfermeiro Jorge Farinho, existe a convicção de que “podemos contribuir para maximizar os cuidados prestados aos utentes e, com isso, o seu potencial funcional e independência, atuando na promoção da sua saúde, na prevenção de complicações secundárias, no tratamento e na reabilitação“.

Entre as muitas competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, está o cuidar de pessoas com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida, em todos os contextos da prática de cuidados.

Focado no desenvolvimento desta competência, o grupo pretende desenvolver a sua atividade em proximidade constante com os serviços clínicos da ULSBA ao nível dos cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados e paliativos.

De referir que na ULSBA são mais de 30 os Enfermeiros Especialistas em Reabilitação. A atividade do NER e dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação da ULSBA “só faz sentido se todos estivermos ligados neste objetivo comum que é o de ajudar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas a maximizar o seu potencial funcional e a sua independência”, afirma a enfermeira Ana Filipa Valente, Secretária do NER.

Comente esta notícia

Parabéns pela iniciativa, bom trabalho

Carla Coelho

23/06/2023

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.