Para o Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato, “esta integração representa o reconhecimento dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo enquanto projeto sério, consistente e em estreita parceria com os municípios, associações de peregrinos, dioceses, oferta de acolhimento regional e as instituições oficiais sediadas em Santiago de Compostela”.

A Federação inclui territórios de diversos países como Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Lituânia, Polónia, Ucrânia, Itália e Croácia.

Em Portugal, apenas, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago integra o organismo europeu, juntando-se, agora, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. 

Recorde-se que o lançamento dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo ocorreu em 2019 e que um dos seus itinerários, o Caminho Central, foi o primeiro em Portugal a ser certificado pelo Decreto-Lei nº 51/2019, que visa reconhecer a importância histórica e cultural do Caminho e a necessidade da sua salvaguarda, valorização e promoção. 

Atualmente, os Caminhos de Santiago no Alentejo e Ribatejo disponibilizam quatro itinerários, que percorrem um total de 34 municípios, perfazendo mais de mil quilómetros sinalizados com as míticas “setas amarelas”.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.