Trinta estudantes experimentam "gravidade zero" num voo parabólico com partida de Beja
Trinta estudantes, dos 14 aos 17 anos, vão participar num voo parabólico com partida em 16 de setembro da Base Aérea n.º 11, em Beja, anunciou hoje a agência espacial portuguesa Portugal Space.
Os jovens são finalistas da iniciativa "Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia", promovida pela Portugal Space, e vão partir da base de Beja a bordo de um avião Airbus A310 da empresa francesa Novespace.
Os voos parabólicos são praticamente o único meio na Terra capaz de reproduzir o efeito de "gravidade zero" que existe no espaço e sentido pelos astronautas nas viagens e estadas na Estação Espacial Internacional.
Os 30 finalistas, metade raparigas, passaram pelo crivo de quatro fases eliminatórias, nas quais foram testadas várias competências, incluindo criatividade, perceção espacial, aptidões físicas e capacidades comunicativas.
Os "eleitos" serão no próximo ano letivo os "embaixadores" da iniciativa junto da sua comunidade educativa, sendo "responsáveis por relatar e divulgar a sua experiência junto dos colegas e professores, contribuindo para cultivar e estimular o interesse pelo espaço", refere a Portugal Space numa nota de imprensa.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD

