O ministério da Educação entende que tem legitimidade para pedir que sejam fixados serviços mínimos para as greves nas escolas, incluindo para o trabalho dos não docentes, cujo serviço é distribuído pelos diretores escolares. Entendimento diferente tem o STAL, uma vez que os assistentes operacionais passaram, com a descentralização de competências, para a alçada das autarquias.

Vasco Santana, dirigente do STAL em Beja, garante que para o pré-aviso de greve apresentado pelo sindicato que representa não foram solicitadas serviços mínimos e deixa fortes criticas a alguns diretores de escolas desta região que fizeram “pressão e vantagem” junto dos trabalhadores não docentes. Vasco Santana denuncia mesmo “ameaças” de faltas injustificadas ou processos disciplinares a quem não cumprisse os serviços mínimos. As câmaras também não ficam de fora das criticas.

Vasco Santana avança também com um primeiro balanço à greve, o sindicalista afirma que está dentro das expetativas e com uma adesão ligeiramente superior àquilo que tem sido nos últimos anos.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.