O debate iniciou com uma reflexão sobre a “urgência” aeroportuária ditada no início dos anos 90 quando o então Ministro das Obras Públicas, Ferreira do Amaral, declarou que a Portela iria atingir a sua capacidade máxima aos 16 milhões de passageiros/ano. Quase 30 anos volvidos não só isso não se verificou, como a Portela acolheu 31 milhões de passageiros em 2019.

Neste debate foi considerado que “os decisores políticos deveriam aproveitar o atraso da construção do segundo aeroporto de Lisboa para rever todo o projeto e sua urgência na ótica do transporte aéreo do futuro, da sustentabilidade, da descentralização turística do país, do aproveitamento da rede aeroportuária atual do Continente-Portela, Porto, Faro, Beja e aeródromos.”

Margarida Duarte Patriarca, técnica do Programa Operacional Regional do Alentejo na CCDR e eleita Municipal em Beja, interveio em defesa da solução Beja, com uma frase que marcou a sessão "Beja está 33 milhões de euros à frente da solução", não deixando de abordar as realidades e limitações atuais do Terminal de Beja, mas evidenciando que as vantagens são mais do que as desvantagens, principalmente no que respeita à Coesão Territorial do interior.

Para Margarida Duarte Patriarca “tem de haver vontade política a favor da região, uma efetiva coesão, e que devem ser procuradas soluções viáveis e realistas e assim criar vontade para uma solução que valorize o Alentejo, ou seja: possibilidade de uso do Terminal complementado com a melhoria das infraestruturas que serviriam o aeroporto e as pessoas da região, nomeadamente a ferrovia e auto estrada ou via rápida.”

David Simão e Filipe Pombeiro, Presidente da Direção e da Assembleia Geral do NERBE/AEBAL marcaram presença e nas suas intervenções reforçaram a importância da estrutura bejense para a região, quer para empresários quer para a economia local.

Na sessão foi ainda divulgado que atualmente "35% dos passageiros que chegam ao aeroporto de Lisboa, nunca chegam a sair dessa infraestrutura porque estão à espera de ligações para os seus destinos e é também para esses passageiros que Beja é alternativa, como complementar a Portela, desanuviando a pressão que existe atualmente. Para esses passageiros, pouco importa se esperam em Lisboa ou em Beja. Nunca chegarão ao Marquês de Pombal.”

Em jeito de conclusão do debate, este grupo considera alcançado o objetivo de validar uma narrativa mais atual, coesa e integrada sobre o tema do aeroporto e lamenta que estes pontos estejam, até agora, totalmente fora da agenda política.

 

Comente esta notícia

boa tarde, fui oficial da FAP nos anos 80, conheço bem a ba11 e posterior uso civil. bom aeroporto, mas adiante,esses 35% de pax em transito, de que se fala esperam porque destinos, que companhias? ja alguem pensou se essas companhias estao interessadas nessa distribuiç´ ao a partir de beja? com que custos? quando o gestor da ana há uns anos disse que em x anos haveria milhares de pax por ano, onde estao eles? quem quer ir para beja para depois ter que fazer 2.14 horas de comboio (atual), ou 180 km para lisboa? pf nao pensar no algarve, dado que FAO chega para as encomendas, além disso, o grosso do turismo que voa e vai para o algarve frequenta a faixa de quarteira a armaç ao de pera (150 km no minimo), quanto à celebre questáo TGV (de que portugal nao precisa em nada, dado que tem custos loucos), umas linhas rapidas e bom circulante resolviam o problema, mas isso é ainda uma miragem...essa questao do e se tem muito que se diga...dado que portugal e os seus governos têm a tendencia a fazer planos (por vezes ate bons), pessimos a aplicar.relembro que desde 1986, data da saudosa entrada na CEE, ja recebemos muitos milhoes de contos e de euros....pensar bem na suadistribuição...em jeito de piada, e se, e se a minha avo fosse viva era uma dona elvira.....ja agora desejo a melhor das sortes aos bejenses na sua luta, quanto aos ditos consultores (estes e outros),alimentam-se dos erros e indecisoes dos governos para encher os bolsos.gostaria que me informassem quais sao os aeroportos a 180km de um hub de distribiuiçao, que executam a dita transferencia de pax, cumprimentos

augusto correia

27/08/2022

Vamos pensar mais no amanhã e no futuro do País. TURISMO

Raul Rodrigues

25/07/2022

Sec"35% dos passageiros que chegam ao aeroporto de Lisboa, nunca chegam a sair dessa infraestrutura porque estão à espera de ligações para os seus destinos e é também para esses passageiros que Beja é alternativa" então 65% deixam de sair em Lisboa e são obrigados a ir de carro ou de comboio para lá. Por causa das minorias as maiorias mais uma vez a sofrer. Se querem fazer do aeroporto de Beja uma solução não é essa de certeza.

Taurusland

24/07/2022

Seria a solução mais rápida e mais barata pois se fossem concluidas infraestruturas ferroviarias e rodoviaviarias ligava rapidamente lisboa a Badajoz madrid e faro

Luís Miranda

23/07/2022

A muito que defendo a ideia de aproveitar o que esta feito e projectar uma ampliação e sem duvida o melhor local livre de muitos problemas em discussão e vem desenvolver uma região que bem merece

Antonio de Sousa Rato

23/07/2022

Plenamente de acordo. Não só é a alternativa mais rápida e mais barata, como a mais sensata. Esta estrutura para além de servir a região de Lisboa iria tb servir o Algarve, o Alentejo e sudoeste de Espanha, o que garantiria a sua sustentabilidade económica. Claro que esta infra-estrutura teria de ser complementada com via ferroviária de alta velocidade.

António Cravo

23/07/2022

Infelizmente, sendo residente no Distrito e Vogal Eleito numa Freguesia do mesmo, não tive conhecimento desse debate. Com os melhores cumprimentos Mário Cavaco (Vogal Eleito em Vila Nova de S. Bento e Coordenador Distrital do Partido CHEGA em Beja

Mário Cavaco

23/07/2022

Utilização emitida, após melhoramento da via férrea e conclusão da A26. Os políticos regionais que façam chegar às cúpulas da Nação.

Manuel Cavaco Pereira

22/07/2022

Utilização emitida, após melhoramento da via férrea e conclusão da A26. Os políticos regionais que façam chegar às cúpulas da Nação.

Manuel Cavaco Pereira

22/07/2022

Acho muito bem que o aeroporto de BEJA seja utilizado imediatamente afim de desanuviar o de Lisboa

José Soares

22/07/2022

Nesta cuestião é preciso acressentar a proximidades de Badajoz, e Espanha, e a sus demanda de voos internacionais para além dos aeroportos de Faro e Lisboa.

Rafa Rey

22/07/2022

Eu sou a favor de rentabilizar o Aeroporto de Beja, fazendo vias alternativas para acesso ao mesmo e ao Algarve assim como Lisboa. Como por exemplo via férrea de alta velocidade reduzindo o tempo de percurso.

José Manuel Lino Romão

22/07/2022

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.