O terreno com cerca de 1500 m2, destina-se à construção de uma residência de estudantes com capacidade de 45 camas, estando prevista a sua expansão, caso se venha a justificar.

O projeto de residência, que conta com o financiamento do PRR, surge no âmbito de um protocolo assinado entre a autarquia  e o IPS, em julho de 2021, tendo em vista a criação de uma escola superior daquele instituto em Sines.

De acordo com o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, “este é um passo muito importante para a consolidação da intenção de abrir uma escola superior do Instituto Politécnico de Setúbal em Sines. Continuamos a trabalhar com o Politécnico de Setúbal e com diversas instituições no sentido de se apresentar uma proposta para escola”.

O autarca acrescenta ainda que “uma escola superior virá acrescentar à presença que o Instituto Politécnico já tem na região, nomeadamente aos atuais cursos superiores não conferentes de grau, que já são ministrados em Sines. Os projetos de investimento em curso criam necessidades de qualificação, de fixação de jovens quadros, bem como de formação contínua ao longo da vida. Acresce, ainda, que existe a necessidade de fixar na região mais conhecimento e desenvolver os setores da investigação e da tecnologia e desenvolvimento e, sem dúvida, uma escola superior em Sines é essencial para os nossos jovens, para atrair mais jovens e para o percurso que as pequenas, médias e grandes empresas estão a fazer”.

A presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Ângela Lemos considera que “este equipamento irá permitir aos atuais estudantes do IPS que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais e aos futuros estudantes da escola superior de Sines alojamento a preços acessíveis e preços regulados para estudantes nacionais carenciados e deslocados. Pretende-se, também, criar oportunidades de alojamento para estudantes internacionais”.

Ainda segundo Ângela Lemos “o alargamento do Politécnico de Setúbal ao Litoral Alentejano permitirá apoiar o desenvolvimento da sub-região do Alentejo Litoral, e de Sines em particular, assegurando quer a formação e qualificação de recursos humanos, para responder às necessidades do tecido empresarial existente e dos vários investimentos previstos para a região”.

As obra da nova residência já estão adjudicadas e devem começar no início de 2024.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.