A iniciativa que decorre entre as 9.30 e as 13.00 horas, surge em colaboração com a Câmara Municipal de Serpa e dirige-se a técnicos de autarquias embora esteja aberta a todos os interessados.

Com 94% de suscetibilidade à desertificação, os municípios do Baixo Alentejo necessitam de implementar estratégias que permitam atingir a “neutralidade da degradação dos solos” (Land Degradation Neutrality), um conceito definido pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) que tem como objetivo promover um equilíbrio entre a degradação do solo e a sua recuperação.

Este é o segundo workshop dedicado à temática “Desertificação e Políticas Públicas no Baixo Alentejo: respostas locais para um problema global”. No primeiro, participantes de autarquias e entidades diretamente relacionadas com o ordenamento, gestão do território e conservação da natureza, definiram objetivos de combate à desertificação.

Hoje os participantes são desafiados a contribuir com soluções concretas e implementáveis à escala local. Criar um documento de orientação estratégica e política, que facilite a tomada de decisão a nível local e regional é o principal objetivo.
Esta iniciativa surge no âmbito do projeto LIFE Desert-Adapt, confinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, que visa desenvolver, demonstrar e promover estratégias e técnicas para adaptação às Alterações Climáticas de áreas mediterrânicas sob risco de desertificação, para adaptação às alterações climáticas em áreas mediterrânicas sob risco de desertificação.

De maneira a testar técnicas para reverter a degradação do solo, ao longo do projeto foram intervencionados 300 hectares nos concelhos de Mértola, Serpa e Beja, foi também criada uma “Rede de Replicadores”, com cerca de 40 entidades privadas e públicas envolvidas, comprometidas a implementar um “Modelos de Adaptação à Desertificação” em mais de 3000 hectares. A principal ideia do projeto é promover um uso do solo mais eficiente, reduzir a sua erosão e promover a sua conservação.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.