Em comunicado, o município explicou que a campanha, denominada “Água é um recurso finito…Todas as gotas contam”, tem como objetivo “sensibilizar a população e contribuir para a redução do desperdício deste recurso”.

Em declarações à agência Lusa, a vereadora com o pelouro do Ambiente, Ana Soares, disse que a autarquia quer “sensibilizar as pessoas”, principalmente nesta “fase do ano”.

A campanha arrancou no início deste mês, com uma exposição itinerante que vai estar patente no “espaço público, em alguns edifícios municipais e edifícios de serviços”, permitindo que a população, “ao cruzar-se com a informação, possa alterar alguns comportamentos”.

“Se alterarmos os nossos comportamentos, no dia-a-dia, conseguimos economizar este recurso que não é inesgotável, que tem de ser consumido com parcimónia, indo um pouco ao encontro de todas as problemáticas que estão associadas às alterações climáticas”, defendeu.

A exposição vai estar patente na Feira de Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal (PIMEL), a partir de quinta-feira e até domingo, seguindo depois para o edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal (a partir de segunda-feira e até 10 de julho) e para o edifício dos Paços do Concelho (de 11 a 25 de julho).

Durante o mês de agosto, a mostra pode ser visitada nas Feiras de Agosto do Torrão e da Comporta, terminando o seu percurso “no início do ano letivo”, em setembro, depois de percorrer os centros escolares do concelho.

A par desta campanha de sensibilização, que se desenvolve também nas várias plataformas digitais, o município do litoral alentejano está a implementar medidas que visam a poupança de água na sua atividade regular.

Ana Soares esclareceu que, “além da substituição das redes em alguns aglomerados urbanos limítrofes à cidade de Alcácer do Sal”, o município tem “instalado sistemas inovadores tecnológicos, como a telemetria e a telegestão” e garantido “a monitorização dos aquíferos”.

No comunicado, o município lembrou que a “adoção de medidas para o uso eficiente da água pode contribuir para minimizar os riscos da escassez hídrica e para melhorar as condições ambientais nos meios hídricos”.

O Governo anunciou, na terça-feira, que vai lançar a partir de julho campanhas de promoção do uso eficiente da água, dirigidas a todos os tipos de consumidores, com reuniões mensais de acompanhamento da situação até final de setembro.

Segundo previsões oficiais, 34% do país está em seca severa e 66% está em seca extrema.

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