Foto: Turismo Centro de Portugal

“Achamos que podemos construir vários roteiros temáticos, que juntem várias regiões, no azeite ou no têxtil, setores que existem em todo o país e que podem ser visitados”, disse hoje Teresa Ferreira, coordenadora do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial.

Esta responsável, que é também diretora do Departamento de Dinamização dos Recursos Turísticos do Turismo de Portugal, falava à agência Lusa no final do III Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, em Aljustrel (Beja), onde foi apresentado o “estado da arte” desta rede.

O grupo dedicado à Rede Portuguesa do Turismo Industrial é uma estrutura informal coordenada pelo Turismo de Portugal e que integra as cinco entidades regionais de turismo (ERT), assim como a Direção Regional de Turismo dos Açores, a Associação Portuguesa de Património Industrial e o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

A estes, juntam-se ainda a Fábrica Vista Alegre e a New Hand Lab – Associação Cultural, da Covilhã, assim como os municípios de São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra (todos no distrito de Aveiro), Vila Nova de Famalicão (Braga), Marinha Grande (Leiria), Santo Tirso e Vila do Conde (Porto).

Segundo Teresa Ferreira, a rede “tem vindo a crescer em recursos” ao longo dos últimos dois anos, contabilizando atualmente “216 parceiros”.

Em 2023, a rede promoveu a 2.ª edição da iniciativa “À Descoberta do Turismo Industrial”, além de ter marcado presença em eventos nacionais e internacionais.

“Houve um grande esforço [para] estar presente em diversos momentos, para consolidar o conceito” de turismo industrial, notou Teresa Ferreira, considerando que ainda existe “um longo caminho a percorrer”.

Para este ano, a estrutura tem prevista a 3.ª edição da iniciativa “À Descoberta do Turismo Industrial”, entre os dias 16 e 30 deste mês e cujo programa foi hoje apresentado.

Além disso, o grupo quer trabalhar na dinamização de parcerias internacionais com França e Itália, promover ações de formação executiva e realizar um inquérito de caracterização da rede.

“O desafio é consolidar, crescer e promover este segmento” turístico, concluiu Teresa Ferreira.

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