As iniciativas estão integradas no Plano de Educação Ambiental, desenvolvido em parceria com os oito municípios do Baixo Alentejo, onde esta empresa intermunicipal desenvolve a sua atividade, nomeadamente Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa,

 De acordo com a Resialentejo, as iniciativas previstas incluem os escape rooms ecológicos “Enigmas da Reciclagem” e “Código Verde: Missão de Vidro” (co-financiado pela Sociedade Ponto Verde), que abordam a separação de resíduos e a economia circular de forma prática e interativa. Por outro lado, destaque para a realização do peddy papper “Missão Sustentável: Caça ao Tesouro”, e de um laboratório experimental e de ciência participativa. O “RecicLAB” dinamiza oficinas práticas e interativas com um tema comum: a reciclagem.

 A sede da Resialentejo volta também a receber visitas guiadas, no Parque Ambiental do Montinho, de maneira a promover ainda mais a consciência ambiental e o conhecimento em relação aos fluxos de resíduos. Está também prevista a realização de ações diretamente nos estabelecimentos de ensino, com o programa “Resialentejo vai à Escola”.

 O calendário de eventos para este ano inclui ainda a realização de ações de prevenção do desperdício alimentar, campanhas de recolha seletiva de fluxos específicos, como cápsulas de café e óleos alimentares usados, e iniciativas de reutilização e reparação, com particular relevância para os Cafés Reparação.

Estão ainda previstas atividades de sensibilização para o bem-estar animal e a adoção responsável, através de visitas ao Canil e Gatil Intermunicipal da Resialentejo (CAGIA) ou sessões realizadas nas escolas.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.