A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo explicou, em comunicado, citado pela Agência Lusa, que os projetos estão enquadrados no Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a construção e modernização destes centros.

As 17 candidaturas aprovadas e em concretização, com intervenção da CCDR Alentejo, visam a “recolha, tratamento, esterilização, estadia e adoção” dos animais. Os projetos “envolvem um montante global de 2.989.025,57 euros de investimento elegível, a que corresponde uma comparticipação financeira total de 692.135,77 euros”, precisou a comissão de coordenação.

“O avanço de tais projetos reflete, também no Alentejo, o compromisso da sociedade contemporânea com o bem-estar animal e a saúde pública, temas cada vez mais na ordem do dia das instituições e dos cidadãos”, destacou.

A implementação destas iniciativas significa que a Rede de Centros de Recolha Oficial de Animais “está a ser consolidada no Alentejo”, a qual resulta, tal como a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da respetiva população, da aplicação da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, disse.

A aplicação das novas disposições legais “traduziu-se num conjunto inovador de medidas de política, sendo os municípios e suas associações fundamentais na sua implementação e consolidação”, lembrou a CCDR Alentejo.

Entre os 17 projetos em curso, oito situam-se no distrito de Portalegre, nomeadamente os centros de recolha oficiais de animais de companhia de Fronteira, de Campo Maior e de Monforte ou os centros de recolha oficiais de Sousel, de Avis, de Elvas, do Crato e de Marvão.

No distrito de Évora estão localizados os centros de recolha oficiais de animais de companhia de Alandroal, de Reguengos de Monsaraz e de Vila Viçosa e a modernização e ampliação do Centro de Recolha Oficial do Município de Portel.

O Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Cuba, a modernização do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Odemira e o aumento da capacidade de alojamento e criação de nova zona de quarentena no Canil/Gatil Intermunicipal da Resialentejo são projetos no distrito de Beja.

Já no litoral alentejano, situam-se o novo Centro de Recolha de Cães e Gatos de Sines e o Centro de Recolha Oficial Intermunicipal do Alentejo Litoral.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.