Para os deputados “a aposta no transporte ferroviário tornou-se consensual no País” e que as vantagens ambientais deste modo de transporte dão-lhe um papel central no esforço para atingir a neutralidade climática em 2045.

No documento é recomendado que o Governo mantenha o objetivo de que toda a rede ferroviária esteja eletrificada e dotada do sistema automático de controlo de comboios até 2030. 

“Levar a ferrovia a todas as capitais de distrito, reduzir o tempo de viagem entre as principais cidades do país e promover melhores ligações da rede ferroviária às infraestruturas portuárias e aeroportuárias” são outras das vantagens do PFN.

O Partido Socialista diz que "mantém a forte convicção na defesa da requalificação da ferrovia no Baixo Alentejo", acrescentando ao projeto de eletrificação do troço Casa Branca – Beja, a recomendação que o PFN inclua a linha Évora – Beja – Faro, bem como a reabertura na linha do Alentejo do troço Beja – Funcheira (Ourique).

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