Em comunicado enviado à agência Lusa, a federação que tutela várias entidades ligadas ao setor da tauromaquia indica que o protesto vai decorrer às 11:00 de quinta-feira, em frente ao Campo Pequeno, em Lisboa.

A ProToiro argumenta, no comunicado, que “repudia profundamente” a resolução do Conselho de Ministros, publicada no sábado, que reabre o setor da cultura, mas “exclui” a abertura da cultura tauromáquica, na atual fase do processo de desconfinamento.

“Trata-se de uma discriminação inaceitável e arbitrária em relação às outras áreas culturais, repetindo o ataque acintoso do ano passado, aquando da reabertura dos espetáculos culturais”, pode ler-se no documento.

Para a federação, este é "mais um dos reiterados atos discriminatórios” do Governo para com a tauromaquia, “impedindo o trabalho e sustento de muitos milhares de pessoas” que dependem desta área e que se encontram em “situações muito difíceis”.

Para a ProToiro, “nenhuma razão” pode justificar esta situação. A federação recorda que “a cultura é segura” e que, em 2020, o setor mostrou “com elogio das autoridades”, o cumprimento das normas da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O setor tauromáquico evoca ainda que as medidas para os espetáculos taurinos “são ainda mais exigentes” do que em outros espetáculos, “não tendo existido nenhum foco de contágio” em corridas de touros em 2020.

“Para cúmulo do absurdo, a praça de toiros do Campo Pequeno reabre para dar concertos, mas a mesma praça não pode realizar o fim para que foi construída, dar corridas de toiros”, critica.

A ProToiro relembra também que “já existem normas” da DGS para o setor “há quase um ano”, estando os profissionais da tauromaquia preparados para retomar a sua atividade.

Em comunicado divulgado no domingo, sobre a mesma matéria, o CDS-PP acusou o Governo de discriminar o setor tauromáquico, ao não permitir o retomar das touradas, e afirmou que a situação é tanto mais grave “pelo facto de serem permitidos espetáculos em recintos tauromáquicos.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.