“No final de outubro, o Programa Operacional Regional do Alentejo – ALENTEJO 2020 apresentou uma taxa de execução de 91,6%”, disse a CCDR do Alentejo, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o organismo, “este valor representa um aumento significativo de mais de 3,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior, consolidando uma posição de destaque do Alentejo, em termos de execução, quando comparado com outros programas do Portugal 2020”.

O aumento da taxa de execução do Alentejo 2020 verificado no mês de outubro “foi o mais substancial durante o ano corrente, quando comparado com as taxas de execução dos meses anteriores”, destacou a CCDR.

“Além disso, ao compararmos esse valor (91,6%) com a taxa de execução de dezembro de 2022 (76,4%), observamos um aumento de 15,2%”, acrescentou, frisando que essa “evolução positiva demonstra o compromisso contínuo com a eficácia na implementação do programa”.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo assinalou ainda que “a taxa de compromisso (sem ‘overbooking’) registou um valor de 108,9%”.

“O que representa uma redução de 2,2 pontos percentuais em relação ao encerramento do ano de 2022 (111,1%) e de 10,5 pontos percentuais quando comparado com o valor de encerramento de 2021 (119,4%)”, indicou.

Este valor, argumentou, é indicador de que o programa operacional regional Alentejo 2020 “continua a operar de forma eficiente e comprometida com os seus objetivos”.

“Estes resultados não apenas superaram as metas estabelecidas com a autoridade responsável durante o período, mas também promovem um otimismo substancial no processo de encerramento” do atual quadro comunitário de apoio, afiançou.

De acordo com a CCDR, “isso garante que os recursos alocados à região serão “completamente utilizados para beneficiar a população local e estimular o desenvolvimento económico, social e territorial do Alentejo”.

O programa comunitário Alentejo 2020 engloba uma dotação global de cerca de 1.082 milhões de euros.

Já o Programa Regional Alentejo 2030 - para o período 2021-2027 -, aprovado em 15 de dezembro do ano passado pela Comissão Europeia, conta uma dotação global de 1.104 milhões de euros.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.