Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a CIMAC indicou que a mesa do conselho intermunicipal desta comunidade é presidida, desde hoje e até ao dia 31 de maio de 2024, pelo autarca comunista Carlos Pinto de Sá.

Já os vice-presidentes da CIMAC são os presidentes dos municípios de Vila Viçosa, Inácio Esperança (PSD), e de Vendas Novas, Luís Dias (PS), indicou.

Segundo o comunicado da CIMAC, a eleição da presidência e das vice-presidências decorreu em reunião ordinária do conselho intermunicipal desta comunidade, realizada em meados de janeiro deste ano.

O conselho intermunicipal da CIMAC acordou um regime de presidência rotativo, na sequência das eleições autárquicas de 2021, o qual permite a alternância de mandatos entre o PS, CDU e PSD.

De acordo com as regras estabelecidas, uma nova eleição será realizada em maio de 2024, devendo então caber a presidência a um dos quatro autarcas eleitos pelo PSD ou coligações lideradas pelos sociais-democratas.

O presidente da Câmara de Évora sucede na liderança desta comunidade intermunicipal ao autarca de Vendas Novas Luís Dias, que esteve à frente da CIMAC entre novembro de 2021 e janeiro deste ano.

Num balanço do mandato, divulgado pela CIMAC, o presidente cessante destacou que esta comunidade intermunicipal conseguiu obter, durante a sua presidência, “120 milhões de euros em fundos comunitários para o Plano de Ação do Alentejo Central”.

Trata-se de “um aumento de cerca de 50% face aos montantes contratualizados no anterior quadro”, frisou.

Luís Dias considerou que “o maior êxito” do seu mandato foi “o culminar do longo processo de negociação” para a definição da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial para o período de programação do Portugal 2030 (2021-2027).

Nas últimas autárquicas, o PS manteve o maior número de câmaras, seis, enquanto os partidos de centro direita, que não tinham qualquer município, conquistaram quatro. Já a CDU ficou reduzida a três, enquanto uma ficou com liderança de um movimento independente.

A CIMAC abrange os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.


Comente esta notícia

Nasci em Évora. Há uns meses fui visitar a cidade e fiquei indignada com o estado de deterioração e desmaselo em que Évora se encontra. Como é que é possível a autarquia deixar chegar a cidade, que ainda por cima é Património Mundial, a um estado de degradação tão grande? Fiquei de coração partido! Pensei em regressar no Natal com a família, mas considerando imagens e comentários que tenho visto, decidi não o fazer, para não nos entristecermos ainda mais! Será que a autarquia não tem umas latas de tinta, para (pelo meno) pintar as Arcadas?! Évora encontra-se num estado Vergonhoso!

Maria do Carmo

17/12/2023

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.