Prémio Literário Infantil e Juvenil ASSESTA entregue a 12 jovens
A CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo) em parceria com a ASSESTA (Associação de Escritores do Alentejo) revelou esta manhã os vencedores do Prémio Literário Infantil e Juvenil ASSESTA. Doze premiados e 8 finalistas, do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, publicaram os seus textos no livro “O Valor da Liberdade e da Democracia”.
Foto: O Atual
Longe de terem vivido os tempos da ditadura, foi pedido aos jovens participantes que escrevessem um texto sobre o “O Valor da Liberdade e da Democracia”, tendo em conta a celebração dos 50 anos do 25 de Abril.
O Prémio Literário Infantil e Juvenil ASSESTA surge no âmbito da Promoção do Sucesso Escolar, numa parceria entre a CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo) e a ASSESTA (Associação de Escritores do Alentejo).
Com o objetivo de “fomentar o gosto pela leitura e escrita, a promoção da Língua Portuguesa e incentivar a criação literária sobre temáticas de carácter global e identitário.”, o prémio teve como destinatários os alunos de todos os Agrupamentos de Escolas, Escolas Não Agrupadas e Escolas Profissionais dos municípios que integram a CIMBAL.
Esta quinta-feira, numa Sessão Pública, foram revelados os doze vencedores e os oito finalistas, pertencentes a quatro escalões diferentes – 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Ensino Secundário.
Saíram premiados os três melhores trabalhos por escalão e o objetivo é garantir que este prémio venha a ter uma periodicidade anual, com um tema diferente a cada ano.
“No princípio, a liberdade era uma ideia pequena, um pontinho mesmo no meio do coração do passarinho. Aos poucos, cresceu e desabrochou como uma flor.”- Manuel Maria Revez Batista, 1º Lugar do Escalão do 1º Ciclo
“A Democracia e a Liberdade foram devolvidas sem violência, foram simbolizadas desta forma por cravos que significaram o renascer da vida e da mudança”- Matilde de Fátima Almeida Mendes, 1º Lugar do Escalão do 2º Ciclo
“De cravo na espingarda, iam os soldados, com a bandeira alçada, todos abraçados” - David Miguel Brito Martins, 1º Lugar do Escalão do 3º Ciclo
“E assim, por entre avanços e recuos, guerras e paz, amores sonhados e amores fracassados, aprendemos a viver. Mas ainda assim, o que é a Liberdade?”- Rita Dias Jacob, 1º Lugar do Escalão do Ensino Secundário
Galeria de fotos
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD