Prazo para limpeza de terrenos alargado até 31 de maio
Foi prolongado até 31 de maio o prazo para os trabalhos de gestão de combustível. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para os trabalhos a fazer na limpeza dos terrenos.
De acordo com a ANEPC “este alargamento deve-se às condições meteorológicas dos últimos meses, que dificultaram os trabalhos no terreno e aumentaram a acumulação de vegetação — o chamado combustível.”
A ANEPC recorda que “a limpeza de terrenos é essencial para proteger pessoas, casas e a floresta” e “reduz o risco de incêndio e facilita a atuação dos agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais” sendo, por isso, “uma responsabilidade de todos”.
Segundo a ANEPC é necessário cumprir com as normas para a limpeza de terrenos, em zonas rurais ou florestais, nomeadamente à volta das casas, armazéns e outros edifícios isolados.
A ANEPC informa que deve limpar-se uma faixa com mínimo de 50 metros, ao longo das estradas e caminhos, deve limpar-se uma faixa de 10 metros para cada lado, deve ser feito o corte das ervas, arbustos e árvores secas ou muito densas, as copas das árvores devem estar afastadas pelo menos 4 metros umas das outras e a 5 metros das casas e é obrigatório cortar os ramos das árvores até 4 metros de altura.
Os sobrantes não devem ficar no terreno, devem ser triturados, removidos ou queimados com autorização.
Comente esta notícia
Destaques
População da Cabeça Gorda acorda sobressaltada com "balbúrdia" de operação da PJ
Alentejo: Rede criminosa desmantelada pela PJ controlava 500 imigrantes, nem todos vítimas
Abrigo noturno temporário para pessoas em situação de sem-abrigo ativado em Beja
