De acordo com os dados hoje divulgados os 1.407 linces em Espanha e os 261 em Portugal estão distribuídos por 15 núcleos populacionais, um deles em Portugal.

O núcleo em Portugal fica na zona do Vale do Guadiana e é dividido em três subnúcleos, Mértola e Serpa (Alentejo) e Alcoutim (Algarve).

Segundo o censo, feito pelas autoridades ambientais dos dois países e com a colaboração de organizações não-governamentais, Portugal possui atualmente 49 fêmeas reprodutoras na natureza, que geraram 86 crias durante o ano passado. Dos 261 linces, 175 são indivíduos adultos ou subadultos.

Em Espanha há seis núcleos na Andaluzia, quatro em Castela La Mancha e outros quatro na Estremadura.

A Andaluzia (627 indivíduos, 37,6% do total de linces), Castela La Mancha (585, 35,0%) e a Estremadura (195, 11,7%) são as comunidades autónomas espanholas com presença estável da espécie, indica-se num comunicado hoje divulgado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O ICNF recorda que desde o início deste século foram feitas ações de conservação do lince-ibérico, graças às quais a população atingia em 2020 os mil exemplares.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.