A sessão marcada para as 18.00 horas, conta com a participação de Manuel Rodrigues da Comissão Política do Comité Central do PCP e Diretor do Avante! 

O livro “100 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria pela Democracia e o Socialismo”, constitui um importante documento de registo de alguns momentos e acontecimentos marcantes da vida do PCP e da sua história.

Segundo o PCP não foi possível, naturalmente, incluir nela todos os elementos da luta popular e da sua história ao longo de 100 anos. Houve necessidade de selecionar documentos e momentos, que, embora não resultando de um levantamento definitivo, representam um valioso e significativo contributo para o conhecimento desse riquíssimo período da nossa história nacional.

Optou-se por uma periodização balizada por acontecimentos marcantes na vida do PCP, entre 1921 e 2021. “Na abordagem, quer cronológica quer temática, adotaram-se os critérios que presidiram à elaboração da obra editada aquando do 60.º aniversário do PCP, incluindo uma síntese do texto referente ao período de 1921 a 1981.”

De qualquer modo, não se trata de fazer a história do PCP. Trata-se, isso sim, de uma “compilação de elementos significativos da sua vida, indissociável da luta dos trabalhadores e do povo português e da afirmação do seu ideal e projeto.”



 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.