Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia as Jornadas Europeias do Património (JEP) são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, são também uma oportunidade para celebrar o diverso património cultural das cidades, regiões e pessoas na Europa. Todos os anos é definido um tema para as JEP, que os países participantes são incentivados a adotar no seu programa de iniciativas.
O tema deste ano, "Património Sustentável", convida "a explorar que medidas podem ser tomadas para proteger o rico e diversificado património cultural europeu no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental. O foco estará no papel ativo das comunidades e do património no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente".

 A ideia base da iniciativa é promover o acesso ao património, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade.

Mais de 70 000 eventos são organizados todos os anos com o objetivo de sensibilizar para o património comum da Europa e para a necessidade da sua contínua proteção, através da criação de experiências que promovam a inclusão e fomentem a criatividade e a inovação.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.