Em consequência das crescentes dificuldades económicas, e de forma a evitar possíveis cenários de não cumprimento das obrigações financeiras, é fundamental procurar soluções que permitam uma melhor organização dos rendimentos.

Neste sentido, há várias opções que pode analisar, tendo em conta o seu cenário pessoal e os seus objetivos futuros, de forma a conseguir diminuir o valor a pagar, mensalmente, pelos créditos.

Soluções para Pagar Menos ao Banco

Diminuir a prestação mensal dos seus créditos não é uma missão impossível. Pelo contrário, existem diversas soluções no mercado, que deverão ser estudadas e analisadas, para perceber qual se ajusta mais ao seu contexto específico.

Se quer pagar menos ao banco, todos os meses, estas são as opções mais benéficas:

Renegociação do crédito

 Se sente que está a ter dificuldades em pagar o seu empréstimo, então, poderá considerar a possibilidade de falar com o seu banco e tentar renegociar as condições inicialmente contratadas.

Poderá negociar a extensão do prazo de pagamento, para conseguir pagar uma prestação menor. Inclusive, há a possibilidade de negociar um período de carência, que permite o não pagamento da dívida, por um tempo a determinar em conjunto com a entidade financeira.

As principais vantagens são:

●        A responsabilidade da gestão da situação é repartida com o banco que, conhecendo as suas dificuldades, apoia no sentido de evitar falhas no pagamento.

●        Há a possibilidade de negociar o valor das comissões e alterar o tipo de taxas.

 Transferência de crédito entre bancos

 Este processo corresponde à passagem do empréstimo de um banco para outro que disponibilize uma melhor oferta.

 Antes de realizar a operação, deverá analisar as propostas de outros bancos. Poderá conseguir diminuir o custo dos encargos, assim como poupar no valor da prestação.

 As principais vantagens são:

●        Possível redução do valor dos juros, o que permite baixar o valor total  do crédito.

●        Maior margem de poupança, o que contribui para o aumento do conforto financeiro.

 Consolidação de créditos

 Ao consolidar os créditos, está a juntar todos os seus empréstimos num único. Desta forma, consegue reduzir significativamente o valor a pagar, todos os meses.

Há diversas ofertas no mercado e, como tal, é essencial avaliar qual a que melhor se ajusta ao seu contexto pessoal. Neste âmbito, pode ser prudente utilizar um simulador online e gratuito, e procurar o melhor crédito consolidado para si.

As principais vantagens do crédito consolidado são:

●        Permite uma elevada percentagem de poupança, de forma rápida, o que é conveniente para quem necessita de rendimentos adicionais urgentemente.

●        Todo o processo pode ser tratado online e, num espaço de dias, o financiamento é aprovado.

 Eleger a melhor alternativa para si acarreta responsabilidade. Por isso, é importante ponderar, avaliar riscos, analisar hipóteses e fazer cálculos, priorizando soluções que se adaptem à sua situação financeira.

 Como Escolher a Opção Adequada?

 Se quer diminuir a sua prestação mensal ao banco e não sabe qual a melhor solução para si, estas são algumas recomendações que o podem ajudar:

●        Compare as opções no mercado - Antes de decidir, investigue as opções existentes. Há diversas instituições financeiras, com produtos desenhados à medida de cada cliente. 

●        Verifique taxas e comissões - Em muitos casos, parte considerável do valor pago é para encargos adicionais. Procure a proposta com menores custos.

●        Ofereça garantias às instituições - Para conseguir as melhores propostas, deve mostrar que tem condições para assumir o compromisso, minimizando quaisquer fatores que ponham em causa a sua situação financeira. 

●        Tenha em conta os seus objetivos futuros - Pondere as suas ambições e expectativas. A alteração do preço da mensalidade pode ser benéfica no momento, mas por outro lado pode levar ao aumento geral do valor da dívida.

●        Não tenha medo de negociar - É importante saber o que procura e o que melhor se ajusta às suas circunstâncias, de forma a conseguir argumentar com as instituições e, assim, alcançar a melhor proposta possível.

Colocando em prática estas dicas, verá que o processo de preparação e decisão será mais simples. Simultaneamente, uma vez que tudo estará previamente pensado, a sua decisão terá maiores possibilidades de ser acertada.

Resumindo…

Uma fatia significativa dos ordenados está destinada ao pagamento de créditos aos bancos. Sendo que estes encargos acarretam esforços económicos, pode fazer sentido procurar possibilidades de diminuição de custos.

Se procura descer o valor da sua prestação, deverá começar por realizar um estudo de mercado e identificar as ofertas que melhor se adequam ao seu contexto. A renegociação, a transferência e a consolidação de créditos são algumas das alternativas mais procuradas.

Deve ter em conta que cada realidade é única. Assim, pondere as suas necessidades e perspectivas de futuro, aquando do momento de decisão, e evite escolhas precipitadas. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.