O concurso de azeite Ovibeja, que cumpre, em 2026, a sua 15ª edição, integra cinco categorias a escrutínio: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Maduro e Azeites do Hemisfério Sul.

Os azeites entregues a concurso têm que ser obrigatoriamente da atual campanha de 2025-2026, exceto os provenientes do Hemisfério Sul que poderão ser da campanha de 2024-2025. Podem concorrer azeites de produtores individuais, de associações de produtores, de cooperativas e de empresas embaladoras devidamente registadas. 

A seleção dos melhores azeites presentes a concurso vai ser feita por um painel de jurados internacional, provenientes de cerca de uma dúzia de países. O Presidente do Júri é José Gouveia, especialista mundial em azeites.

Recorde-se que o Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja continua a ser o único concurso de abrangência internacional realizado em Portugal. Conta anualmente com cerca de 120 amostras de azeites provenientes de mais de uma dezena de países produtores e está classificado como um dos melhores do mundo.

A entrega dos prémios aos azeites vencedores vai decorrer na 42ª Ovibeja que está agendada para a semana de 29 de abril a 3 de maio. O concurso é organizado pela ACOS, em parceria com a Casa do Azeite e o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola. Mais informações disponíveis em www.azeite-ovibeja.pt

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.